imunização

Região recebe mais 11,6 mil doses da CoronaVac

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Alan Orlando (especial)
Vacinas chegaram por um aeronave da Secretaria de Segurança Pública

Já estão em Santa Maria mais 11.650 novas doses da vacina CoronaVac. O carregamento chegou por volta das 11h desta segunda-feira no Aeroporto Municipal e foi escoltado até a sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Dessas vacinas, 8,4 mil são correspondentes à segunda dose da primeira remessa, recebida em 19 de janeiro. As outras 3.250 vacinas são para aplicação de primeira dose a profissionais de saúde, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e indígenas. 

A quantidade de doses surpreendeu as autoridades que aguardavam a chegada do avião no aeroporto. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o secretário de Saúde Guilherme Ribas e a responsável pela 4ª CRS, Fabrícia Ennes, aguardavam apenas os 3.250 imunizantes referentes às primeiras doses. A confusão foi percebida apenas no momento da descarga do avião, quando foram retiradas quatro caixas de isopor. A carga não coube no carro da 4ª CRS que faria o transporte, e uma caminhonete da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) foi trazida para dividir, improvisadamente, a carga de vacinas contra a Covid-19.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Alan Orlando (especial)
Doses não couberam no carro destinado ao transporte

DOSES POR MUNICÍPIO

A divisão das 3.250 doses para aplicação na região foi, desta vez, calculada pela própria Secretaria Estadual de Saúde (SES). É o chamado "ajuste". A SES utilizou os dados da base apresentada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, que toma como exemplo as campanhas de Influenza, cuja vacinação inclui pessoas de 18 a 59 anos. A vacinação contra a Covid-19, porém, inclui trabalhadores da saúde de idade superior a 59 anos, o que fez com que o cálculo inicialmente utilizado para a distribuição de vacinas precisasse de correções. O CNES informou uma estimativa de 361 mil trabalhadores da saúde e, com os ajustes, o valor de referência passa a ser 407 mil. Além disso, algumas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) não estavam cadastradas no CNES, o que fez com que o número real de idosos institucionalizados fosse subestimado.

Com isso, metade dos 32 municípios de abrangência não terá direito a doses dessa remessa. Santa Maria ficará com 2.680 (são 2.570 para profissionais de saúde e 110 para indígenas).

Confira, abaixo, a distribuição por município:

  • Município - Total (para profissionais de saúde + indígenas)
  • Santa Maria - 2.680 (2570+110)
  • Santiago - 160 (130+30)
  • São Sepé - 60 (50+10)
  • Júlio de Castilhos - 100 (50+50)
  • Dona Francisca - 10 (apenas profissionais de saúde)
  • São Pedro do Sul - 10 (apenas indígenas)
  • Jaguari - 40 (apenas indígenas)
  • São Francisco de Assis - 30 (apenas indígenas)
  • São João do Polêsine - 30 (apenas indígenas)
  • Cacequi - 10 (apenas indígenas)
  • Restinga Sêca - 30 (apenas indígenas)
  • São Martinho da Serra - 10 (apenas indígenas)
  • Paraíso do Sul - 20 (apenas indígenas)
  • São Vicente do Sul - 10 (apenas indígenas)
  • Formigueiro - 40 (apenas indígenas)
  • Mata - 10 (apenas indígenas)
  • Itaara, Silveira Martins, Nova Palma, Faxinal do Soturno, Capão do Cipó, Pinhal Grande, Quevedos, Dilermando de Aguiar, Nova Esperança do Sul, Vila Nova do Sul, Agudo, Ivorá, Toropi, Jari, Unistalda, Itacurubi - 0

Conforme Fabrícia, os municípios podem iniciar a retirada das doses ainda nesta segunda-feira. Uma reunião, pela tarde de hoje, também definirá o destino das 8,4 mil vacinas da segunda dose. Há a possibilidade de que elas fiquem retidas, por enquanto, na sede da 4ª CRS.

De acordo com a SES, o objetivo é que, com esse quantitativo, todos os municípios atinjam 100% de vacinação dos grupos prioritários de indígenas aldeados, população de 60 anos ou mais institucionalizada e pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas. As demais doses serão destinadas para garantir a continuidade da imunização da primeira dose dos profissionais de saúde de linha de frente e demais profissionais da saúde. Dessa forma, todos municípios receberam, pelo menos, 66% das doses previstas para essa população.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande do Sul registra 46 novos óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira Anterior

Rio Grande do Sul registra 46 novos óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira

Santa Maria tem 199 óbitos e 15.239 casos confirmados de Covid, aponta boletim Próximo

Santa Maria tem 199 óbitos e 15.239 casos confirmados de Covid, aponta boletim

Saúde